O acidente aconteceu em uma torre fracionadora da refinaria durante uma parada de manutenção
Um incêndio nesta sexta-feira (13) deixou dois trabalhadores feridos na refinaria Landulpho Alves, localizada em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador. O acidente aconteceu em uma torre fracionadora da refinaria durante uma parada de manutenção.
De acordo com o Sindicato do Petroleiros da Bahia (Sindipetro), o acidente na refinaria da Petrobras teve início enquanto uma lixadeira estava retirando resíduos de solda. Uma fagulha provocada pelo uso do equipamento entrou em contato com com o combustível que estava no interior da torre fracionadora e gerou o incêndio.
Segundo nota divulgada pelo Sindpetro, o incêndio foi de "médias proporções". Por conta do fogo, um caldeireiro caiu de uma andaime com mais de 2 metro de altura, onde realizava suas atividades. Um técnico de segurança que atuava na emergência também ficou ferido após cair em uma plataforma que dava acesso ao hidrante que abastecia a viatura de combate a incêndio. Ele teve escoriações na perna direita e braço
Os dois trabalhadores estão sob observação médica e afastados do trabalho. O Sindpetro alega que os trabalhadores estariam sendo submetidos a prazos muito curtos para cumprir a manutenção dos equipamentos, o que poderia ter provocado os serviços mal feitos que ocasionaram o acidente.
Queimadura
Este foi o segundo dia consecutivo em que trabalhadores ficaram feridos por conta de acidentes na refinaria Landulpho Alves. Nesta quinta-feira (12), um homem sofreu queimadura de segundo grau nas pernas direita e esquerda ao ser atingido por um jato de vapor.
Ainda segundo o Sindpetro, o acidente na refinaria da Petrobras também aconteceu durante o período de manutenção e o trabalhador está internado no setor de queimados do Hospital de Medicina Humana de Candeias.