Candeias: Conselho de Segurança ouve cobranças e fala de avanços

Por Redação
2 Min

conselho de segurança

 

Mais uma reunião entre os integrantes do Conselho Comunitário de Segurança e a sociedade candeense – a terceira com a presença do Major Eduardo Almeida, Comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar – teve a primeira participação do Delegado Marcos Laranjeiras e de representantes da comunidade, de comerciantes, de educadores e associações de moradores, e todos ainda manifestaram preocupação com os índices de violência em Candeias.

Ao abrir os trabalhos, no Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senhora das Candeias, o Presidente Prof. João Paulo, fez questão de ler o Hino Municipal, de autoria do também Prof. Antônio Ramos Feirense, que, entre outras coisas, exalta a busca pela paz na Cidade das Luzes.

Franqueada a palavra, o Major Almeida lembrou as cobranças feitas pelos representantes da sociedade civil e fez questão de salientar que, neste momento, a questão da ronda escolar, muito solicitada, não está no nível esperado e desejado por todos. Mas que é notório que desde a última reunião há 45 dias, foram conseguidos avanços e melhoria em alguns índices da violência, mas que a Polícia Militar vai estar sempre à disposição da comunidade.

Sobre um dos índices, o do CVLI – Crimes Violentos Letais Intencionais –, o Comandante registrou redução. Mas disse que outros itens precisam avançar. Porém, ressaltou que apesar de todo o trabalho da Segurança Pública, Candeias e as outras cidades sob a jurisdição da 10ª CIPM, estão na RMS – Região Metropolitana de Salvador –, que registra alto grau de violência.

Um questionamento feito ao Delegado Marcos Laranjeiras, titular da 20ª Delegacia Territorial, sobre a ausência de Policiais Civis nas ruas, ele respondeu que existe uma grande diferença entre as atribuições da PM e da Civil. A primeira faz policiamento nas ruas, enquanto cabe à Civil fazer investigação.

A próxima reunião vai ser realizada no próximo dia 3 de setembro, em local ainda a ser divulgado.

Compartilhe Isso