A primeira pesquisa feita pelo Ibope para medir as intenções dos eleitores no pleito de 2018 apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) iriam juntos para o segundo turno caso as eleições presidenciais acontecessem hoje.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de outubro com 2.002 pessoas em todos os estados brasileiros, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em todos os cenários apresentados aos eleitores, Lula ficou com no mínimo de 35% e o máximo de 36% das intenções de voto. Já Bolsonaro apareceu com 15% quando enfrenta Lula e com 18% se o ex-presidente for substituído por Fernando Haddad (PT) (neste caso, ele se encontra empatado com Marina Silva).
No cenário com Lula, Marina aparece em terceiro lugar, com índices entre 8% e 11% a depender dos outros candidatos. Sem a concorrência de Lula, Marina se encontra empatada na liderança com Bolsonaro.
No caso de citação espontânea, ou seja, quando o Ibope não apresenta uma cartela com os nomes dos candidatos ao entrevistado, Lula continua na liderança, com 26% das intenções de voto (no Nordeste tem 42%) e Bolsonaro aparece em segundo com 9%.
O resultado apontado pela pesquisa é semelhante ao do último levantamento do Datafolha, feito em setembro. Nele, Lula teria 36% contra 16% de Bolsonaro em uma simulação que traz Alckmin como candidato tucano. Já quando Doria é o postulante do PSDB, o ex-presidente fica com 35% e o parlamentar, com 17%.
Por Aratu online