Bahia encerra 2024 com mais de 10 GW de potência outorgada

Por Redação

A Bahia finalizou o ano de 2024 com o melhor resultado de geração de energia elétrica pela fonte eólica, sendo responsável por 23% da expansão da matriz elétrica nacional, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com as 45 usinas que entraram em operação, o setor eólico baiano ultrapassou a marca de 10 gigawatts (GW) de potência, conforme consta no Informe Executivo de Energia Eólica, produzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Em relação à geração de energia elétrica Solar Fotovoltaica, a Bahia se destacou também, encerrando o ano de 2024 com 2,4 GW de potência outorgada e 79 usinas em operação. O estado alcançou a liderança no ranking regional de 2024, com uma participação correspondente a 17% do segmento nacional. Além dos excelentes níveis de irradiação, a Bahia oferece uma cartilha de incentivos fiscais para empreendimentos de geração de energia por fontes renováveis, como energia eólica, solar fotovoltaica, biomassa e hidrogênio verde.

O secretário da SDE, Angelo Almeida, destacou que a Bahia possui 95% de sua matriz elétrica centralizada em fontes renováveis, sendo a fonte eólica a principal, com 52% de participação. Ele ressaltou o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues em manter o estado como destaque na produção de energia elétrica por fontes renováveis. Almeida enfatizou que a Bahia apresenta um potencial de 170 GW de capacidade instalável de parques híbridos, e seguirá atraindo investimentos para impulsionar o desenvolvimento, especialmente no semiárido baiano.

A geração distribuída solar fotovoltaica também se destaca no Estado da Bahia, com potencial para microgeração e minigeração, caracterizadas principalmente pela instalação de painéis em residências e prédios comerciais. Todos os 417 municípios apresentam unidades consumidoras de geração distribuída solar fotovoltaica, totalizando quase 1,3 GW de potência instalada em mais de 146 mil unidades geradoras pela modalidade, segundo dados da ANEEL. Em 2024, foram realizadas 10 mil novas conexões, adicionando mais 71 MW de potência instalada neste segmento.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso