Ministra Anielle Franco participa de celebrações em homenagem à Iemanjá no Rio de Janeiro
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, marcou presença em importantes celebrações em homenagem à Iemanjá neste domingo (2/2) no Rio de Janeiro. Representando o compromisso do Ministério da Igualdade Racial (MIR) com a liberdade religiosa e o combate ao racismo religioso, a ministra Anielle participou do Presente para Iemanjá na pedra do Arpoador, em Ipanema, e da cerimônia dos Filhos de Gandhi, na praça Mauá, no bairro da Saúde, centro do Rio de Janeiro.
“Hoje é um dia importante para saudar todos os povos e comunidades de matriz africana, assim como de celebrar as raízes e herança africana que temos”, afirmou a ministra. "A figura e imagem de Iemanjá, em um país banhado pelo mar, é conhecida por todo o Brasil. Reconhecer e valorizar essa figura como fruto da nossa memória e história afro-brasileira é fundamental para garantirmos respeito e liberdade para as religiões de matriz africana e combatermos o racismo religioso."
Leia Também
Os organizadores do evento no Arpoador estimam que mais de dez mil pessoas tenham participado da homenagem, onde surfistas entregaram o presente para o mar. Já a celebração dos Filhos de Gandhi contou com uma roda de candomblé com o grupo Orin Dudu e lideranças religiosas.
"O MIR tem um compromisso com a promoção do respeito à liberdade religiosa e seguirá atuando com a Política Nacional para os Povos de Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana, juntamente com as lideranças religiosas", enfatizou a ministra Anielle Franco.
A presença da ministra Anielle Franco nas celebrações em homenagem à Iemanjá ressalta a importância do respeito às religiões de matriz africana e da valorização da cultura afro-brasileira. A participação ativa do Ministério da Igualdade Racial nessas celebrações demonstra o compromisso governamental em promover a diversidade cultural e combater qualquer forma de discriminação religiosa.
A presença de autoridades como Anielle Franco em eventos como esse reforça a importância do diálogo inter-religioso e da valorização da diversidade cultural brasileira. A ministra Anielle Franco continua sendo uma voz ativa na luta pela igualdade racial e religiosa no Brasil, promovendo a tolerância e o respeito entre todas as religiões e culturas presentes em nosso país.
Com informações da Agência Gov
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.