O seminário “A importância da indústria química para a sociedade e a transição para a química verde” foi realizado na última terça-feira (07) e representou um momento oportuno para atualização sobre propostas que podem beneficiar a indústria química e favorecer uma economia mais sustentável no país. O evento foi promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida, que destacou a importância de diálogos e da construção de pontes pelo desenvolvimento do estado.
Além disso, estiveram presentes o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Durante o evento, Alckmin anunciou uma boa notícia: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará o projeto de lei da depreciação acelerada nos próximos dias, destinando R$ 3,4 bilhões para o programa de incentivo a investimentos nas plantas industriais.
De acordo com dados da Abiquim, a indústria química representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo a 3ª mais importante da indústria da transformação e mantendo 2 milhões de empregos diretos e indiretos. O setor possui uma massa salarial de R$ 33 bilhões e empregos qualificados.
O vice-presidente ressaltou que o Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, é uma possível data para a cerimônia de sanção do projeto de lei. Essas medidas visam fortalecer a indústria química no país e contribuir para uma economia mais sustentável e promissora.