Reunido com secretários de estado para avaliar os danos provocados pela chuva no interior da Bahia, na segunda-feira (25), o governador Rui Costa divulgou balanço que aponta sete cidades com decreto de situação de emergência e cerca de 700 famílias desabrigadas ou desalojadas. Riachão do Jacuípe é o município que centraliza a maior parte dos danos, com cerca de 450 famílias afetadas.
“Nós temos sete cidades com decretos de emergência, especialmente no São Francisco, ali em São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória. No nordeste, a região mais preocupante é de Riachão do Jacuípe”, atesta.
Por conta dos danos em Riachão do Jacuípe, o governador anunciou que irá visitar a cidade na terça-feira (26), onde deve obter uma avaliação mais precisa dos danos e depois solicitar ajuda do Governo Federal.
“Amanhã [terça], eu estou fazendo uma visita à cidade de Riachão para verificar in loco. Hoje falei mais uma vez por telefone com a prefeita e ela está hoje fazendo o levantamento. Eu pedi que ela faça o levantamento casa por casa, inclusive com relatório fotográfico, para que possamos dar assistência às famílias e, ao mesmo tempo, pedir ajuda do Governo Federal, do Ministério da Integração, para reparar os danos nas ruas e nas casas das pessoas”, informou Rui Costa.
Além de ajudar as famílias, Rui disse que a verba federal deve ser destinada para reparar danos de infraestrutura. “Tivemos prejuízos em alguns trecho de estradas, uma ponte se perdeu e alguns trechos de adutoras foram levados pela águas”, detalha.
Na segunda, o governador ressaltou que dois caminhões serão encaminhados para Riachão do Jacuípe com itens que devem auxiliar as famílias. Hoje – ontem – estão saindo dois caminhões com materiais da Defesa Civil e das Voluntárias Sociais – água, colchão e alimentos, diz.
Além de Riachão do Jacuípe, os municípios que solicitaram decretos de situação de emergência são: Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Coribe, Santa Rita de Cássia, Jeremoabo e Jaguaquara.