Iaçu: Oposição decide ir unida para as eleições

Por Redação
4 Min

Uma nova reunião realizada no fim de semana na “Cabana Chega Mais”, quando participaram representantes dos partidos de oposição, lideranças políticas, inclusive dos distritos, e pré-candidatos a prefeito e vereador mobilizou a classe política da cidade, a quarta que mais arrecada entre as 23 da 12ª Inspetoria de Controle Externo de Itaberaba com R$ 54.562.000,00 em 2014, selou a união das oposições em Iaçu.

As informações das contas da atual gestão foram prestadas ao TCM – Tribunal de Contas dos Municípios – pelo prefeito Nixon Duarte, e foram reprovadas entre outras pelas razões a seguir: reincidência na omissão da cobrança da dívida ativa; despesas de R$ 8.837,38 realizadas indevidamente com recursos do FUNDEB, em desvio de finalidade; reincidência na apresentação de deficiente Relatório do Controle Interno e omissão na cobrança de multas; ressarcimentos imputados a agentes políticos do Município e pelo descumprimento dos artigos 20, 23 e 66 da Lei de Responsabilidade Fiscal (aplicou 63,36% da Receita Corrente Líquida em despesa com pessoal no 3º quadrimestre/2014).

027Após a fala do coordenador da reunião das oposições, o petista Eduardo Nascimento, que agradeceu a presença de todos e democraticamente abriu a palavra aos presentes, os discursos começaram pelos critérios definidos com o pré-candidato a prefeito e ex-gestor Maurílio Ramos Sobrinho, o Macarrão, do PSD, seguido de Magno Flor, do PP, e de José Roque Oliveira, o empresário Kito, do PRTB, enaltecendo ser “fundamental” as oposições estarem unidas para vencer as eleições municipais para o bem-estar de todo cidadão iaçuense.

Ausente por questões pessoais, o médico Dr. Carlos D’Almeida, do PSL, se fez representar por Eduardo Nascimento esclarecendo as razões da não presença.

Um dos momentos mais emocionantes foi a fala do líder do distrito de João Amaro, um dos maiores da região, Zé Augusto, que ratificou a necessidade de a oposição estar junta para mudar o quadro drástico das populações distritais.

Uma das decisões mais relevantes, além do entendimento dos pré-candidatos oposicionistas a prefeito Macarrão, Magno e Kito, foi a aprovação da ideia de realizar uma pesquisa popular com a participação dos partidos contrários ao caos administrativo de Iaçu, para indicar o candidato a prefeito.

Todos os presentes ratificaram a posição de respeitar a vontade popular e apoiar os escolhidos pelo povo.

024Além de pré-candidatos e lideranças, também populares – aproximadamente 100 participaram da reunião que inicialmente seria apenas de lideranças políticas – participaram, e um deles, de forma emocionada, pediu que o próximo prefeito não cuide apenas da cidade, mas também da população. Foi aplaudido de pé.

Logo depois de finalizada a pesquisa popular, uma nova reunião vai ser realizada e Iaçu vai conhecer o nome que vai representar a oposição em 2 de outubro deste ano.

O diretor da Rádio Rio Paraguaçu, FM 104,9, Adalberto Guimarães, o Bugaiau, representou a imprensa local, e esteve acompanhado da mulher, a professora Rosângela Aragão.

Yancey Cerqueira, Dr. h.c.

Radialista DRT-BA 06

Compartilhe Isso