O Festival Internacional do Cacau e Chocolate de Ilhéus-Chocolat Festival, que ocorre de quinta a domingo (18 a 21 de julho), com o apoio do Governo do Estado, reúne mais de 200 expositores e cerca de 100 marcas de chocolate de origem. Este evento vai muito além das atividades no Centro de Convenções.
As milhares de pessoas que devem visitar a cidade durante o festival terão a oportunidade de vivenciar um evento único no mundo. Além de conhecer as tendências do mercado do cacau e chocolates e experimentar produtos com a magia do Sul da Bahia, os visitantes poderão explorar fazendas localizadas em plena Mata Atlântica, fábricas processadoras de chocolate, uma grande indústria, um porto de exportação e o Quarteirão Jorge Amado, um espaço mítico presente nos romances do escritor, onde se incluem o Bataclan, a Catedral de São Sebastião, o Bar Vesúvio, a Casa-Memorial onde Jorge escreveu seu primeiro romance, “O País do Carnaval”. Um atrativo adicional é a belíssima Ponte Jorge Amado, cenário da novela ´Renascer`, que se tornou um dos cartões postais da cidade.
A Estrada do Chocolate, primeira estrada temática da Bahia, oferece opções de turismo rural na Fazenda Almada, Fazenda Capela Velha, Fazenda Riachuelo, Fazenda Provisão, Fazenda Ilha Bela, Fazenda Conduru-Dengo Origem Experience e Fazenda Independência. Na Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), as opções são a Fazenda Yrerê e Colina Benevides Experiência.
Leia Também
Ilhéus possui cerca de 100 quilômetros de litoral, uma das maiores extensões de praia da Bahia. No Sul, estão as mais badaladas como Milionários, onde estão localizadas as principais barracas de praia, Olivença, Águas de Olivença/Canabrava e Lençóis, já divisa com Una.
No litoral norte, praias mais rústicas e de areias finas como São Miguel, Ponta do Ramo, Marisol/Jóia do Atlântico e Barramares. Imperdível é contemplar o mar e a natureza do Mirante de Serra Grande, já em Uruçuca, na divisa com Ilhéus.
A Lagoa Encantada é um grande espelho d’água de 15 quilômetros quadrados, onde se encontram além de ilhas flutuantes, que se locomovem de acordo com o vento, cachoeiras e quatro grutas encravadas numa área de Floresta Atlântica inteiramente preservada e faz parte da Área de Proteção Ambiental-APA da APA Lagoa Encantada.
A 38ª edição do Chocolat Festival Bahia, é uma realização da MVU Empreendimentos. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, conta com as parcerias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur-BA), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahiater, assim como do Governo do Estado do Pará através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Funcacau, Prefeitura de Ilhéus, Bahiagás, CIN, Fieb, Sebrae, ApexBrasil, Unicafes BA, Ceplac, Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Costa do Cacau Convention Bureau, IF Baiano – Campus Uruçuca, Biofábrica da Bahia e Associação dos Produtores de Cacau (APC).