A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) recebeu o Programa Exposição Itinerante do Museu Geológico da Bahia (MGB), órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A mostra, que teve início nesta segunda-feira (12), é direcionada aos colaboradores da companhia e permanecerá até sexta-feira (16).
Durante o evento, a importância da exposição foi ressaltada pela coordenadora de Fomento à Mineração, Petróleo e Gás da SDE, Amanda Silva. Ela destacou que a exposição apresenta rochas espaciais que um dia foram um meteoro, estrela cadente, com destaque para fragmento do maior meteorito em massa recuperada no Brasil, o famoso Bendegó. O objetivo da mostra é contribuir para a popularização das geociências em ambientes de trabalho e descoberta, despertando a consciência científica e as potencialidades do MGB nos colaboradores da CBPM.
O Programa de Exposição Itinerante do Museu Geológico da Bahia tem como propósito levar conhecimento científico e tecnológico na área das geociências a diversas comunidades, formando novos públicos interessados em museus. O acervo da exposição é composto por uma variedade de bens minerais, especialmente aqueles produzidos na Bahia.
O MGB possui um dos maiores acervos geocientíficos do Brasil e o maior da Bahia, com mais de 20 mil peças. Além disso, o museu abriga a Sala de Arte no Cinema, uma cafeteria e uma área verde com a obra ‘Flor de Pedras’, do artista plástico Juarez Paraíso.
Para visitar o MGB, é possível agendar uma visita pedagógica para grupos acima de 15 pessoas pelo telefone (71) 3115-7971 ou pelo e-mail: mgb@sde.ba.gov.br. O museu está localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 2195, Corredor da Vitória, e funciona de terça a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h.