O Projeto Terças Musicais celebra uma década de existência em uma parceria entre o Museu Geológico da Bahia (MGB), órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). A comemoração especial está agendada para a terça-feira (24), às 14h30, como parte da programação da 18ª Primavera de Museus. O evento ocorrerá no museu e contará com a participação das cameratas Quadro Solar e Bahia Cordas, além do maestro Carlos Prazeres. O repertório será personalizado para a ocasião e a entrada será gratuita.
A iniciativa mensal, que envolve uma camerata da OSBA, tem como objetivo principal democratizar o acesso à música erudita e popular, promovendo a formação de novas plateias e divulgando obras de renomados compositores. Ao abraçar essa ideia, o museu amplia suas atividades ao abrigar uma proposta musical cultural em suas instalações, proporcionando à sociedade mais uma opção de lazer e cultura.
O secretário da SDE, Angelo Almeida, expressou sua alegria em celebrar o aniversário de uma década do Projeto Terças Musicais e a chegada da Primavera de Museus do MGB. Ele agradeceu a parceria da OSBA por um projeto tão sensível, que oferece entretenimento e lazer ao público. A integrante da camerata Quadro Solar, Andréa Bandeira, destacou a gratificação em participar do projeto ao longo desses dez anos, levando música sinfônica para espaços menores e recebendo um retorno positivo da comunidade.
A 18ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem como tema neste ano “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. O MGB terá uma programação especial de segunda-feira (23) a sexta-feira (27), incluindo filmes, palestras, workshops e oficinas. A OSBA, criada em 30 de setembro de 1982 e integrante do corpo artístico do Teatro Castro Alves, continua sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult-BA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).