SDE apresenta oportunidades de investimento para indústrias do Oeste

Por Redação
4 Min

A missão encerra suas atividades na Feira de Agronegócios AgroRosário, em Correntina

Uma comitiva de gestores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) está em missão no Oeste da Bahia, onde apresenta o potencial do estado e as oportunidades de investimento na região. A expedição da Superintendência de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos teve início na segunda-feira, dia 17, e culmina na AgroRosário, um dos eventos mais significativos do setor agropecuário, que ocorre no município de Correntina de 20 a 22 de outubro.

A missão é resultado de diálogos realizados com associações do Oeste, em resposta ao elevado número de solicitações de diferimento para a compra de maquinários por parte dos produtores rurais. Além de visitas técnicas, a superintendência tem como objetivo apresentar, discutir e esclarecer os programas de incentivos fiscais em vigor, com foco nos benefícios destinados ao setor, como o diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para a aquisição de ativo imobilizado.

Foto: Divulgação

O secretário da pasta, Angelo Almeida, destacou a importância da iniciativa: “Estamos promovendo um canal de comunicação direto com a SDE, evidenciando o trabalho realizado na atração e qualificação de novos investimentos para a Bahia. Seguindo as diretrizes do governador Jerônimo Rodrigues, oferecemos apoio institucional aos empresários, discutimos os benefícios disponíveis e acompanhamos de perto as empresas incentivadas. Assim, cumprimos nosso papel de estimular a economia, por meio da cadeia produtiva, geração de empregos e distribuição de renda, planejando o desenvolvimento territorial e prospectando novos investidores para o nosso estado.”

O superintendente Alisson Gonçalves ressaltou a relevância da mobilização para a região Oeste: “A Bahia tem se consolidado como um ambiente seguro para investimentos, permitindo que empresas ampliem seus negócios. O Oeste, em particular, tem atraído novas indústrias e empresas dos setores primário, secundário e terciário, graças à segurança jurídica e ao ambiente econômico estabelecido no estado. Esta missão é fundamental para aproximar os empreendimentos incentivados, reafirmando nosso compromisso de aumentar os benefícios para os produtores rurais, que representam cerca de 34% do PIB baiano. Nossa meta é ampliar em até 40% os investimentos na região até 2032.”

A comitiva também visitou rodovias e pontes construídas por meio do Programa de Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro). Durante a AgroRosário, a superintendência apresentará o fluxo criado pelos gestores, visando desburocratizar o acesso aos pleitos e análises, com um público-alvo que inclui produtores rurais, empresas do setor e instituições financeiras.

AgroRosário

A AgroRosário acontece anualmente desde 2013 e se firmou como um dos principais eventos do setor agropecuário no Brasil. O evento visa fomentar a disseminação de informações e inovações tecnológicas para os profissionais da cadeia produtiva local, além de proporcionar valiosas oportunidades de negócios para produtores e empresários do setor. Desde sua primeira edição, a feira tem se destacado como um espaço de integração entre expositores, produtores e fornecedores, fortalecendo as relações comerciais e incentivando o desenvolvimento do agronegócio na região.

Compartilhe Isso