Incêndio atinge há quatro dias Parque Nacional da Chapada

Por Redação
3 Min
Incêndio atinge há quatro dias Parque Nacional da Chapada
(Foto: Divulgação)

Um incêndio atingiu o Parque Nacional da Chapada Diamantina, no município de Barro Branco. De acordo com a chefe do parque Nacional da Chapada, Soraya Martins, o fogo foi detectado por volta das 18h da última terça-feira (3) e o combate foi iniciado logo em seguida.

“As chamas foram detectadas precocemente e a brigada do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) rapidamente iniciaram o combate. O Corpo de Bombeiros também está nos auxiliando com o uso de aeronaves”, afirmou Soraya. Ela disse ainda que o fogo está controlado, porém, ainda não pode ser considerado extinto.

Ainda de acordo com Soraya, o fogo começou próximo a uma residência. Uma equipe de fiscalização do parque foi até a residência, mas não encontrou ninguém. “O caso está sendo investigado, ainda não sabemos exatamente o que causou as chamas, porém, provavelmente foi provocado pelo homem”, afirmou. Ela disse ainda que  até o momento não há como medir a dimensão da área atingida pelas chamas.

Seca dificulta o combate
O índice pluviométrico abaixo da média no mês de dezembro e expectativa de pouca chuva em janeiro dificultam o combate às chamas. Segundo Soraya, a seca faz com que as chamas se propaguem com mais facilidade.

Além disso, boa parte da região atingida é composta por um solo conhecido como turfa, que é muito profundo e rico em matéria orgânica. “Muitas vezes o fogo fica escondido embaixo do solo e não percebemos a presença dele até que aflore à superfície”, completou Soraya.

Investimento do Governo Federal
Nesta sexta-feira (6), o Ministério da Integração Nacional anunciou que está investindo, em parceria com o Governo da Bahia, R$ 550 mil em ações de prevenção e combate a incêndios florestais na Chapada. Segundo a pasta, a verba será usada para implantação de um sistema de comunicação de monitoramento dos riscos e que garantirá mais agilidade na resposta a ocorrências de foco de incêndios ou queimadas. Os recursos serão usados ainda para capacitar 320 brigadistas voluntários.

Ao todo, o sistema a ser implantado cobrirá toda a região de mais de 41 mil quilômetros quadrados da Chapada Diamantina, onde vivem 400 mil pessoas em 24 municípios. Serão 10 estações de comunicação via rádio instaladas em pontos estrategicamente definidos pela Defesa Civil estadual e por órgãos ambientais.

Comentários
Compartilhe Isso