O governador Rui Costa lançou, na manhã desta segunda-feira (26/3), no auditório do Ministério Público (MP-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o Contrate.BA, serviço de intermediação de mão de obra autônoma. O objetivo é promover a contratação de trabalhadores que prestam serviços autônomos com as facilidades de um aplicativo para celular e um portal na web, garantindo a confiabilidade do serviço disponibilizado.
O aplicativo está disponível para Android e será disponibilizado para IOS em cinco dias úteis. O site contrate.ba.gov.br já está no ar. Segundo o governo do Estado, o aplicativo já foi lançado com cadastro de 1.300 prestadores, mas o propósito é alcançar 10 mil. Nesta primeira etapa, a nova ferramenta digital terá abrangência em Salvador e Lauro de Freitas.
Para os profissionais interessados em se cadastrar, é necessário comparar na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), responsável pelo Contrate.BA, se inscrever, e aguardar a confirmação e a convocação da Secretaria. Ao ser incluído no sistema, o interessado deverá apresentar a documentação exigida e realizar o treinamento comportamental, garantindo maior confiabilidade ao serviço prestado. Também serão orientados sobre o funcionamento do serviço.
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Poderão se habilitar no serviço técnicos de manutenção de eletrodomésticos, personal trainers, técnicos de manutenção de automóveis, pintores, personal organizers, web designers, fotógrafos, maquiadores, eletricistas, enfermeiros,diaristas, dentre outros.
Já o cliente, por outro lado, também deverá fazer o cadastro no site, solicitar o serviço desejado e escolher o profissional de sua preferência, que poderá ser selecionado com base no ranking disponibilizado no portal. Toda a comunicação ocorrerá por meio de notificações e mensagens SMS.