Um grupo de 30 venezuelanos que solicitou refúgio e residência temporária no Brasil saiu de Boa Vista para Salvador. Eles chegarão à capital baiana com vagas de trabalho ou empregabilidade já sinalizadas.
É a primeira vez que o processo de interiorização é feito com a garantia de uma vaga no mercado de trabalho no local de destino. As vagas foram obtidas graças a uma parceria do governo com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI), que fez contato prévio com empresas interessadas em mão de obra estrangeira qualificada.
O deslocamento até a capital baiana foi feito em uma aeronave C-99, da Força Aérea Brasileira (FAB).Dos 30 imigrantes, cinco ficarão em Salvador. Os demais seguirão para o município de Alagoinhas, a 120 km da capital. Lá, serão empregados em uma indústria do ramo de bebidas.
Leia Também
Outros 14 venezuelanos serão enviados aos municípios de Florianópolis e Chapecó, em Santa Catarina, onde ficarão nas casas de parentes que já residem no local. Nesse caso, o deslocamento será feito por meio de voos comerciais custeados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).
De acordo com a Casa Civil, mais de 2,8 mil venezuelanos já participaram do programa de interiorização. A adesão a esse benefício só é feita após a assinatura de um termo de voluntariedade junto à OIM.