Durante as celebrações que marcaram os 10 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, no dia 29 de agosto, em São Francisco do Conde, a secretária da pasta, Eleuzina Falcão, fez o anúncio em primeira mão que o município receberá duas novas ambulâncias para renovação da frota, composta atualmente por uma ambulância básica e outra avançada.
Em discurso, a secretária municipal da Saúde, Eleuzina Falcão, revelou que a base do SAMU de São Francisco do Conde 192 está inserida na Região Metropolitana e é um suporte essencial aos municípios da região. “Atendemos a comunidade franciscana e todo entorno. São 365 dias por ano funcionando para garantir a essa comunidade a segurança de verdadeiros anjos da guarda. Quero também anunciar a renovação da frota e dizer que vamos receber duas novas ambulâncias para atender cada vez mais e melhor”.
Por intermédio do Ministério da Saúde – MS, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde assinou um termo que tem por objetivo a doação, com encargos, de 02 ambulâncias para utilização como renovação de frota, tendo por finalidade o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.
Leia Também
O município compromete-se a destinar os veículos ao desenvolvimento dos serviços e ações de assistência de urgência médica à população, visando à melhoria da qualidade de atendimento e o aperfeiçoamento e expansão da capacidade operacional do Sistema Único de Saúde, em especial na atenção às urgências.
Veja quando chamar o SAMU
◾Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
◾Intoxicação exógena e envenenamento;
◾Queimaduras graves;
◾Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
◾Em tentativas de suicídio;
◾Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
◾Afogamentos;
◾Choque elétrico;
◾Acidentes com produtos perigosos;
◾Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
◾Agressão por arma de fogo ou arma branca;
◾Soterramento, desabamento;
◾Crises convulsivas;
◾Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.