O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou situação de emergência em nove municípios afetados por chuvas intensas nos últimos dias. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4/11) e valerá pelo prazo de 90 dias.
Os municípios com os danos provocados pelas chuvas às atividades econômicas e à população são: Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão. De acordo com o decreto, “fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”.
No último domingo (1/11) as fortes chuvas que atingiram Itabuna – a 440 km de Salvador -, fez a Prefeitura declarar situação de emergência na última segunda-feira (2/11). Em apenas 5 horas de chuva, o volume foi equivalente ao acumulado de dois meses: 103 milímetros.
Em Irecê, a 478 km de Salvador, parte do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho ficou parcialmente alagado com as fortes chuvas que atingiram a cidade até a madrugada da última terça-feira (3/11). Na ocasião, o governador se mostrou solidário com o drama das famílias e informou que a Defesa Civil estadual havia sido acionada para “verificar a situação e assegurar todo o apoio necessário à população”.