O Bahia é o grande campeão do Campeonato Baiano 2023, após vencer a equipe do Jacuipense por 3 a 0 na tarde deste domingo, 2, na Arena Fonte Nova. Com um domínio efetivo do jogo, o Bahia controlou a partida, mas somente conseguiu abrir o placar na segunda etapa. Everaldo, Cauly e Jacaré foram os responsáveis por marcar os gols da vitória que garantiu o 50º título estadual para o clube.
O Jacuipense, que disputou sua segunda final consecutiva, ficou novamente com a segunda colocação no Campeonato Baiano. A final foi acompanhada por 48.598 mil torcedores presentes na Arena Fonte Nova, que celebraram a conquista do título pelo Bahia.
Durante o jogo, o Bahia começou criando as melhores oportunidades, com Chávez invadindo a área e balançando as redes do Jacuipense logo aos seis minutos do primeiro tempo. A resposta do adversário aconteceu apenas aos 19 minutos, quando Welder arriscou de longe e o goleiro Marcos Felipe defendeu sem dificuldades. A primeira etapa terminou equilibrada, mas com o Bahia criando mais oportunidades.
Já na segunda etapa, o Bahia intensificou a pressão e conseguiu marcar aos 21 minutos, com Chávez acertando cruzamento para Everaldo que tocou para o gol aberto e colocou o Tricolor em vantagem na decisão. Dois minutos depois, o Bahia ampliou a vantagem com um grande chute de Cauly, após passe de Everaldo. O Jacuipense tentou reagir, mas o Bahia seguiu criando as melhores oportunidades e aos 47 minutos, Vitor Jacaré passou pelo goleiro Jean em cobrança de pênalti e deu números finais à partida que marcou a conquista do 50º título do Campeonato Baiano pelo Bahia. A torcida do Bahia celebrou mais uma vez a conquista do título estadual na Fonte Nova.