O compromisso do Governo do Estado da Bahia com o desenvolvimento sustentável recebe um novo impulso com a sensibilização dos Servidores Estaduais à Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio do apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), através do projeto de cooperação técnica internacional BRA/16/011. Essa iniciativa tem como objetivo capacitar os servidores públicos para integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU ao Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, bem como a qualquer outro instrumento de planejamento estadual futuro.
Segundo a consultora Grazi Carvalho, responsável pela capacitação de 90 servidores estaduais de diversas secretarias e órgãos, a metodologia adotada concentra-se no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para alinhar as atividades de diversas políticas públicas com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas. Dessa forma, não apenas promove-se a excelência no setor público, mas também reforça-se o compromisso do estado com a melhoria da qualidade de vida da população.
Ao fornecer uma orientação clara sobre os princípios e metas da Agenda 2030, a capacitação busca incorporar a temática na rotina dos servidores estaduais. Isso não apenas aproxima as atividades governamentais à agenda global de sustentabilidade, mas também visa a sua aplicação contínua e efetiva ao longo dos anos. Além disso, ao alinhar os instrumentos de planejamento ao compromisso global, busca demonstrar a implementação da Agenda 2030 a partir da efetividade do PPA 2024-2027, garantindo que as políticas públicas estaduais estejam em sintonia com as metas estabelecidas internacionalmente para os próximos anos.
O superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy, destaca que o Governo do Estado da Bahia reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a promoção do bem-estar social ao capacitar seus servidores para liderar a implementação dos ODS em todas as esferas da administração pública estadual. "Essa iniciativa demonstra não apenas a preocupação com as questões ambientais e sociais, mas também o comprometimento em contribuir ativamente para um futuro mais sustentável e equitativo para todos os baianos".
Fonte: Ascom/Seplan.