.
As famílias adotivas vão pedir o retorno das quatro crianças de Monte Santo, após a decisão dos desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que determinaram a anulação da sentença que permitiu a devolução dos menores à família biológica. Segundo o TJ-BA, os desembargadores Gesivaldo Nascimento Britto, Regina Helena Ramos Reis e Dinalva Gomes Laranjeira decidiram, por unanimidade, acatar as apelações do Ministério Público e da advogada das quatro mães adotivas. A decisão ainda cabe recurso.
Em 2012, o juiz Luis Roberto Cappio Pereira decidiu favoravelmente aos pais biológicos. Os filhos da lavradora Silvânia da Silva e de Gerôncio da Silva retornaram para Monte Santo no dia 23 de dezembro de 2012. Ainda de acordo com a assessoria do TJ-BA, a decisão será publicada nos próximos dias.
A história ganhou repercussão nacional e foi denunciada no Fantástico, da Rede Globo. Na época, os pais das crianças afirmaram que elas foram retiradas de casa pela polícia, de forma irregular, após ordem do juiz Vítor Manoel Xavier Bizerra, que na época atuava em Monte Santo e chegou a ser afastado pelo Conselho Nacional de Justiça. Duas crianças foram levadas para Campinas e as outras para Indaiatuba.
Em entrevista ao SBT Bahia, a mães das crianças, revelou o desejo de devolvê-las. Ela disse ainda que está passando por dificuldades. “Eu não posso dar o que meus filhos precisam. Se eu soubesse que meus filhos tavam na vida que tavam (sic), eu não tinha pego meus filhos pra cá não. Me arrependo, e muito. Se eu soubesse, voltava tudo atrás”, disse ela.