O governador Jerônimo reiterou seu compromisso de ampliar os serviços voltados para a população feminina na região, especialmente durante o mês dedicado às mulheres. Ele afirmou que garantirão todos os serviços relacionados ao parto, inclusive os mais complexos, com a contratação de mais cem profissionais de diversas áreas para acompanhamento. O objetivo é ter cerca de mil funcionários trabalhando no local. O foco desse atendimento será nas mulheres, que reconhecem a importância desse tipo de equipamento em Irecê.
A secretária Roberta Santana completou afirmando que estão expandindo a capacidade de atendimento e elevando o padrão dos serviços médicos oferecidos. Isso inclui a contratação de aproximadamente 100 novos profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, e a oferta de 10 novos leitos de UTI adulto, 10 leitos de terapia intensiva neonatal e 15 leitos de cuidado intermediário neonatal Canguru e convencional.
Uma grande novidade é a instalação de um centro de parto normal (CPN), que representa um grande avanço na qualidade e humanização do atendimento à saúde materno-infantil. A ideia desse centro é acolher e apoiar a gestante para vivenciar o parto de forma mais natural e participativa. Ele prioriza o conforto, a segurança e o respeito às escolhas da gestante. A experiência do nascimento é valorizada como um momento único e fundamental, tanto do aspecto físico quanto emocional e psicológico.
O coordenador da área obstétrica do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, Jackson Muniz, destacou a estrutura e o espaço reservado para as puérperas, permitindo a presença do acompanhante ao lado da mãe e do bebê. Destacou a importância da estrutura e do ambiente adequado para a família que está sendo constituída, tornando a assistência mais humanizada.
Além disso, foi anunciada a entrega da reforma do centro cirúrgico e 10 novos leitos de UTI adulto no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho ainda no primeiro semestre deste ano, com um investimento superior a R$ 10,4 milhões apenas em obras. Durante a inauguração, o governador autorizou a Sesab a elaborar o projeto para finalização das obras de reestruturação da emergência clínica pediátrica, da UTI pediátrica, do ambulatório e das áreas administrativas da instituição.
Desde janeiro de 2023, o Governo do Estado já ampliou a rede estadual de saúde em mais de 800 novos leitos, com destaque para o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia e Hospital 2 de Julho, ambos em Salvador, bem como as novas unidades hospitalares em Jacobina, Jaguaquara e Itaberaba. Esses números não incluem os novos contratos com entidades filantrópicas, municipais e privadas que disponibilizam leitos e serviços especializados para a rede estadual.