Após quatro dias de atividades, no Centro de Convenções de Salvador, a 3ª Origem Week Bahia encerrou suas atividades no último domingo (17). A feira de produtos gourmet, da agricultura familiar, da agroindústria e do artesanato, provenientes das 13 zonas turísticas baianas, conseguiu atrair 22 mil visitantes e movimentar mais de R$ 10 milhões em negócios. O evento contou com a participação de 320 marcas e 200 expositores, sendo uma promoção com investimentos do Governo do Estado. No contexto da feira, também aconteceu o 35º Chocolat Festival, onde a Secretaria de Turismo (Setur-BA) promoveu a Costa do Cacau, apresentando o roteiro da Estrada do Chocolate.
"Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer produtos genuinamente baianos, o que desperta o interesse em visitar as regiões de origem. Acreditamos que isso resultará em um aumento no fluxo turístico por toda a Bahia, proporcionando experiências gastronômicas e uma diversidade de atrativos que o estado tem a oferecer. A Origem Week foi um sucesso e contribuiu significativamente para o fortalecimento da nossa economia", comemorou Maurício Bacelar, titular da Setur-BA.
No Pelourinho, o domingo foi marcado pela edição especial do Brasil Guitarras, liderado pelo músico Armandinho Macêdo, que reuniu um grupo de dez guitarristas baianos em um repertório que transitou do carnaval elétrico ao chorinho, atraindo mais de mil pessoas no Largo Quincas Berro D’Água. O evento recebeu o apoio da Setur-BA, que foi presenteada com uma guitarra baiana pela organização, em reconhecimento ao trabalho de valorização das manifestações artísticas.
Armandinho ressaltou a importância de divulgar a guitarra baiana na Bahia, destacando suas múltiplas linguagens presentes na música eletrizada do Carnaval. Além disso, a capital baiana sediou o Circuito Copa Nordeste de Triatlhon, que reuniu 300 atletas de 19 estados, em uma competição patrocinada pela Setur-BA como parte das ações de promoção do segmento esportivo.
No sábado (16), Salvador foi palco do Dia Mundial da Juventude Adventista, no Jardim de Alah, com a participação de mais de sete mil jovens baianos, que acompanharam palestras e apresentações musicais apoiadas pela Setur-BA. No mesmo dia, a pasta atuou em Lençóis, na zona turística Chapada Diamantina, como patrocinadora do encontro que reuniu 500 ciclistas e acompanhantes no Chapada Bike Racing, promovendo um percurso pelas belezas naturais de uma das regiões mais procuradas por viajantes brasileiros.
Portanto, os eventos apoiados pelo Estado têm aquecido o turismo em Salvador e na Chapada Diamantina, proporcionando experiências únicas e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.
Fonte: Ascom/Setur-BA