Hospital Estadual Costa das Baleias recebe Ressonância Magnética para inauguração

Por Redação
3 Min

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), localizado em Teixeira de Freitas, está prestes a ser inaugurado. A unidade de saúde, construída pelo Governo do Estado, será integrada à rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e já está recebendo os equipamentos necessários para ser entregue à população do Extremo Sul baiano ainda neste primeiro semestre.

Recentemente, o HECB recebeu o aparelho de Ressonância Magnética, que já está em processo de instalação em uma sala especialmente preparada para receber o equipamento, que em breve estará disponível para atender a população da região. A secretária da Saúde, Roberta Santana, expressa sua ansiedade em entregar essa nova unidade à população: “Estamos bastante ansiosos para entregarmos esta nova unidade à nossa população. O Costa das Baleias conta com um investimento de mais de R$ 200 milhões e incrementará os atendimentos de alta e média complexidade na região de forma totalmente pelo SUS”, explicou.

O aparelho de Ressonância Magnética faz parte de um conjunto de equipamentos de diagnóstico por imagem que o hospital disponibilizará, incluindo tomógrafo, ultrassom, mamógrafo, angiógrafo e raio-x, entre outros. Roberta Santana ressalta que toda essa tecnologia estará disponível para a população de Teixeira de Freitas e região, como parte dos esforços do Governo do Estado para a regionalização da assistência à saúde na Bahia.

O Costa das Baleias foi estruturado como um hospital geral de referência macrorregional, inserido na Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e na Rede de Atenção às Urgências da Macrorregião Extremo Sul. Com 216 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), a unidade oferecerá atendimentos de média e alta complexidade em diversas especialidades, tais como cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, saúde mental, entre outras, tanto em regime ambulatorial quanto de internação hospitalar.

Além disso, o HECB terá capacidade para mais de mil internações mensais, disponibilizando atendimentos de urgência 24 horas em diversas especialidades clínicas, incluindo cirurgia e saúde mental, funcionando como retaguarda regional para os outros pontos de atenção às urgências de menor complexidade, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O complexo ainda terá uma unidade de assistência de alta complexidade em oncologia, destinada a oferecer consultas, exames de diagnóstico de câncer, cirurgias oncológicas, tratamento por quimioterapia e cuidados paliativos aos pacientes. Todo esse cenário promete elevar significativamente a qualidade e a oferta de serviços de saúde na região.

Fonte: Ascom/Sesab

Compartilhe Isso