As escolas da rede estadual de ensino na Bahia estão realizando as eleições para a escolha de líderes e vice-líderes estudantis para o ano letivo de 2024, assim como para o jovem ouvidor. Após a conclusão da seleção dos líderes escolares na última sexta-feira (15), o processo segue com a etapa municipal até o dia 22 de março e, posteriormente, a etapa territorial de 25 a 28 deste mês. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC) visa fortalecer o ambiente colaborativo na escola e a representatividade dos estudantes na gestão participativa das unidades. Os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) são responsáveis pela condução das eleições.
Ana Vitória Santos Lima, de 17 anos e do 3º ano do curso técnico de Administração do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Bacia do Jacuípe II João Campos, em Riachão do Jacuípe, foi eleita jovem ouvidora. A estudante afirmou que decidiu se candidatar para representar e defender os interesses dos jovens estudantes, sendo uma pessoa engajada em questões sociais. Ana está comprometida em ouvir as preocupações, ideias e sugestões dos jovens, trabalhando incansavelmente para garantir que suas vozes sejam ouvidas e suas necessidades atendidas.
Já Kauan Rocha dos Santos, de 18 anos e do 3º ano do Centro Educacional Monteiro Lobato em Firmino Alves, foi eleito líder escolar. Ele reforçou seu compromisso em representar todos os alunos da escola, criando um ambiente acolhedor para todos. Kauan ressaltou a importância da escola como apoio para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes.
Leia Também
Além de serem o elo entre colegas, professores e gestores da escola, os líderes de classe têm diversas atribuições, como buscar a opinião consensual do grupo para representá-lo, estimular o diálogo e elaborar planos de ação que visem melhorias no ensino e aprendizagem. As experiências e propostas trocadas entre os líderes contribuem para fortalecer o processo educativo.
Fonte: Ascom/SEC.