A professora da Uneb, Nadia Virginia Barbosa Carneiro, apresentará a sexta temporada do Programa “NadiaViCronicamente” nesta quinta-feira (21), às 16h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC) em Salvador.
Produzido pela TV Uneb, esta edição do programa abordará o tema “Construindo Pontes”, trazendo a novidade de leituras das crônicas publicadas no blog Escritor Brasileiro, gravadas nos espaços do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC) na capital baiana.
Criado em 2021, durante a pandemia de Covid-19 e o período de isolamento social, o projeto tem como objetivo fomentar o interesse pela leitura e pelo livro como meio de acesso ao mundo imaginativo e à sensibilidade do leitor/ouvinte. Com mais de 50 crônicas inéditas e as cinco temporadas anteriores, o programa também inclui a publicação de um livro que reúne as quatro primeiras temporadas, seguindo um caminho inverso da oralidade para a escrita impressa.
Leia Também
No “NadiaViCronicaMente”, Nadia Virginia lê suas crônicas para o público, comunicando-se diretamente com os leitores, que podem assistir e ouvir a autora dando vida às suas narrativas. Com um episódio novo por semana no canal da TV UNEB no YouTube e nos dias seguintes no Canal da Cidadania TV Kirimuré, além das redes sociais da autora.
“Nesta era tecnológica e digital, a leitura acontece principalmente nas telas e plataformas da Internet. O NadiaViCronicaMente é um programa onde faço a leitura, em voz alta, das crônicas que eu mesma escrevi. Sem efeitos especiais, sem maquiagem, olhando diretamente para a câmera como se estivesse diante de uma pessoa amiga muito íntima e querida, despertando a escuta e o interesse pela leitura através de um gênero tão ligado à oralidade e às coisas simples da vida”, relata Nadia.
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a baiana de Salvador, Nadia Virginia, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1987) e mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela mesma instituição (1996). Atualmente, é docente do curso de Relações Públicas da Uneb no Campus de Salvador e também já atuou como professora na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), coordenou a TV Olhos d’água da Uefs, foi professora colaboradora na TV Uneb, escritora, cronista e integrante dos coletivos de escritores “Soteroprosa” e Coletivo Escreviventes.
Poetizando desde a adolescência, Nadia Vírgínia publicou seu primeiro livro “Seleção de uma poética vital” aos 27 anos de idade. Seu portfólio inclui obras como “A urbe a gente e outros poemas urgentes” (2014), “Chovendo poemas” (2015), “Pré-poemas, pós-poemas e outros escritos pelo meio” (2019), “Meus caros poemas baratos” (2016), “Poemas fotografados” (2022), além das crônicas presentes em “Trinta dias com Ela” (2018) e “Crônicas não mentem” (2020).
O lançamento da 6ª temporada do programa “NadiaViCronicamente” acontece nesta quinta-feira, dia 21, às 16h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) no bairro da Graça em Salvador.
Fonte: Ascom/Uneb