A Coordenação da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia (Ciea-BA) realizou a posse dos novos membros titulares e suplentes para o biênio 2023-2025 em um evento ocorrido nesta quinta-feira (21) em Salvador, reforçando o compromisso do estado da Bahia com a educação ambiental. Os membros representarão os diversos setores da sociedade que compõem o órgão gestor da política estadual de educação ambiental.
Durante o evento, os representantes da sociedade civil, em conjunto com os representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, organizações não governamentais (ONGs) ou movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, coordenações dos territórios de identidade, redes, instituições de ensino, organização patronal, organização de trabalhadores e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação foram escolhidos.
O superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental, Tiago Porto, representando o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, parabenizou os novos membros da Comissão e ressaltou que eles já possuem uma agenda de pautas estruturantes. Porto destacou a importância do trabalho conjunto para fortalecer as políticas socioambientais do estado.
“A Bahia está avançando na implementação do programa Agente Jovem Ambiental, que já está em vigor nos estados do Ceará, Maranhão e no Rio de Janeiro. Na ocasião, os jovens participantes receberão uma bolsa e irão desenvolver atividades relacionadas à educação ambiental. Essas ações serão realizadas em escolas, comunidades ou em parceria com prefeituras, ao longo de um ano. A expectativa é que, pelo menos, mil jovens da Bahia participem desse programa”, afirmou.
Kitty Tavares, diretora de Educação Ambiental da Sema, também ressaltou a importância do diagnóstico de educação ambiental como uma atividade significativa para os novos membros da Ciea. “Esse trabalho envolverá mobilização e análise das iniciativas relacionadas à política de educação ambiental em prol do estado da Bahia, abrangendo todos os 27 territórios de identidade, com o objetivo de identificar como podemos transformar o processo de aprimoramento da educação ambiental no estado”, explicou.
A Ciea-BA é um espaço público colegiado, instituído pelo poder público estadual, para coordenar as atividades de Educação Ambiental. A Comissão é presidida por um Colegiado de Coordenação formado pelas Secretarias Estaduais da Educação (SEC), Sema e uma representação da Sociedade Civil. Ao longo dos anos, a Ciea tem desempenhado um papel fundamental na proposição de diretrizes da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental. É importante ressaltar que a comissão foi responsável pela elaboração da Política Estadual de Educação Ambiental e do Programa Estadual de Educação Ambiental.
Fonte: Ascom/Inema