O andamento da etapa de operações em terra segue no ritmo, uma vez que a lâmina d’água é pequena na região de borda do mar. As perfuratrizes estão retirando fragmentos do solo no local onde os pilares da Ponte serão instalados. Posteriormente, os materiais serão analisados por laboratórios especializados, que serão responsáveis por fornecer relatórios detalhados com informações sobre o solo da área. O governador Jerônimo Rodrigues anunciou a primeira perfuração em Vera Cruz em suas redes sociais. Jerônimo destacou a importância do início das sondagens com uso da plataforma como um procedimento essencial na etapa de operações em terra, ressaltando que representa mais um avanço nesse grande projeto para o estado.
Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, explicou que este é um dos serviços fundamentais para a execução do cronograma que concretizará um dos projetos mais monumentais e importantes implementados na Bahia. Ele salientou que a fase de sondagem possibilitará uma compreensão mais precisa das características do terreno à beira-mar, além de dimensionar com exatidão a fundação da estrutura da ponte. Villas Boas detalhou o compromisso da Concessionária com a execução do projeto, ressaltando o empenho e a firmeza das equipes envolvidas.
A atividade de sondagem em terra realizou-se nos meses de janeiro e fevereiro nas cidades de Vera Cruz e Salvador, respectivamente. Os próximos passos preveem a sondagem em alto mar, tanto em águas rasas quanto profundas, com balsas de grandes dimensões e utilização de equipamentos provenientes da China. A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica recebeu, em Simões Filho, dez contêineres vindos da China entre os dias 9 e 10 de março, contendo equipamentos e materiais que otimizarão o trabalho das equipes envolvidas nas sondagens.
EtapasEsta atividade complementa as sondagens em terra realizadas nos meses anteriores, preparando o terreno para as próximas etapas. Entre os equipamentos recebidos da China, estão três perfuratrizes especiais com sistema de compensação de ondas, tecnologia chinesa utilizada para a realização do serviço no mar, mesmo durante o inverno, período em que as condições climáticas podem ser adversas.
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica representará um novo vetor de distribuição de renda e impulsionará a economia de toda a Bahia, gerando cerca de sete mil empregos e beneficiando 10 milhões de baianos em aproximadamente 250 municípios. Esse grande investimento incentivará o desenvolvimento econômico atraves da atração de novos empreendimentos em setores como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário, bem como impulsionará o turismo de maneira sustentável na Bahia.
Além da construção da ponte de 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, estão previstos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na capital, será construída uma nova estrutura de 4 km entre a região da Calçada e Água de Meninos, composta por viadutos e túneis paralelos à Via Expressa. Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos será direcionado para uma nova via expressa com 22 km, partindo de Mar Grande e chegando próximo a Cacha Pregos. Além disso, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, finalizando a área de atuação da Concessionária.
Esse investimento de cerca de R$ 9 bilhões decorre de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês composto pela China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). O contrato, assinado em novembro de 2020, estabelece uma concessão de 35 anos para a construção, operação e manutenção do equipamento.