Com a grave epidemia de Dengue enfrentada por Vitória da Conquista, que registrou mais de 10 mil casos da doença, o Governo do Estado solicitou ao município que intensifique as ações de combate ao vetor e amplie o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados. A medida visa assegurar a assistência aos pacientes com suspeita de dengue.
Além disso, o ofício direcionado à Prefeitura sugere a imediata instalação de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para a unidade hospitalar, quando necessário. Mais 2 mil casos de chikungunya e Zika foram identificados, aumentando a urgência de uma resposta robusta e coordenada.
Para atender a essa demanda, o Governo do Estado destinou mais de R$ 19 milhões em iniciativas que incluem a aquisição de novos carros de fumacê e a distribuição de 12 mil kits para agentes de Combate às Endemias em toda a Bahia. Em Vitória da Conquista, foram implementadas medidas específicas, como a liberação de veículos de fumacê, capacitação de profissionais e a instalação de 20 novos leitos de hidratação na UPA Estadual, demonstrando o compromisso do governo estadual em auxiliar o município.
Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, 272 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de dengue. Outros 34 estão em risco e 7 em alerta. Até a última quinta-feira (21), foram notificados 73.310 casos prováveis da doença, com uma taxa de letalidade de 1,5 – menor que a média nacional.
Ao todo, foram confirmados 20 óbitos nos municípios de Jacaraci (4), Piripá (3), Vitória da Conquista (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Juazeiro (1) e Santo Estêvão (1).
Com a necessidade de uma ação conjunta e eficaz, o Governo do Estado reforça seu compromisso em auxiliar no enfrentamento da epidemia de dengue em Vitória da Conquista e em todo território baiano. Atitudes assertivas e integradas são fundamentais para controlar a propagação dessas doenças e garantir o bem-estar da população.
Fonte: Ascom/Sesab
Foto: Mateus Pereira/GOVBA