Estado e BB firmam acordo para 1° CCBB na Bahia

Por Redação
4 Min

A Bahia vai receber a primeira sede do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Norte-Nordeste. Nesta sexta-feira (22), o governador Jerônimo Rodrigues e a presidenta do Banco do Brasil (BB), Tarciana Medeiros, assinaram o protocolo de intenções nesse sentido. O ato ocorreu no Palácio da Aclamação, localizado no Campo Grande, em Salvador, e contou com a presença de várias autoridades. O documento passa a vigorar a partir da assinatura e tem um prazo de 180 dias.

Jerônimo destacou que o Estado fará investimentos em manutenção, construção e restauração do Palácio, cumprindo as exigências dos órgãos de preservação da história, que determinaram a manutenção da arquitetura original. Ele ressaltou o cuidado da presidenta do BB em escolher um arquiteto que mantém a integridade histórica em seus trabalhos, combinando o antigo com o novo. Primeiro CCBB da região Norte-Nordeste e quinto do país, a implantação do centro cultural resulta de uma parceria entre o governo baiano, federal e o BB.

O Palácio da Aclamação foi cedido ao CCBB para se tornar sede e passará por adaptações. O Governo assumirá as obras de reforma, ampliação e modernização do espaço, com previsão de construção de um anexo para atender à programação da unidade. O equipamento será um importante polo de investimentos culturais no estado, promovendo a integração de diversas expressões artísticas e valorizando a cultura baiana. A presidenta do BB, Tarciana Medeiros, destacou a parceria entre os governos estadual e federal como essencial para a instalação do equipamento na Bahia.

O protocolo assinado é fruto de negociações iniciadas há mais de um ano entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil. Salvador foi escolhida para abrigar o novo CCBB por se alinhar com premissas importantes de curadoria para o investimento cultural do BB, como identidade e pluralidade. Comparada a outras capitais nordestinas, Salvador recebeu a maior pontuação na análise de critérios como população, cidades criativas, cidades inteligentes e arrecadação federal com turismo.

Bruno Monteiro, secretário de Cultura, ressaltou a importância de mais um espaço de dinamização artística e cultural para a cidade. O CCBB fortalecerá o corredor cultural da região, que já inclui museus, galerias, teatros e cinemas. Os Centros Culturais abrigam projetos diversos, como exposições, peças teatrais, mostras de cinema e atividades educativas, acessíveis à sociedade. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que a unidade da Bahia irá fortalecer a cultura local, aproximando o público e oferecendo oportunidades para os artistas.

A história do CCBB remonta a 1989, com a fundação do primeiro Centro Cultural no Rio de Janeiro. Em Salvador, a nova sede ampliará o circuito cultural da cidade, já reconhecida pela Unesco como “cidade da música”. O Palácio da Aclamação, localizado no bairro do Campo Grande, foi construído no final do século XIX e serviu como residência dos Governadores da Bahia de 1917 a 1967. Após restauração em 1991, tornou-se museu, aberto à visitação com um acervo variado.

A instalação do BB em Salvador destaca-se como um marco cultural e artístico para a cidade e Estado. A presidenta do BB, Tarciana Medeiros, ressaltou a parceria histórica entre os governos estadual e federal para viabilizar esse importante projeto. A inauguração do CCBB representa um grande avanço no cenário cultural baiano e promete fortalecer ainda mais a rica diversidade artística da região.

Compartilhe Isso