Funceb promove projeto celebrando Dia Mundial do Teatro: Janelas Cênicas

Por Redação
3 Min

O Dia Mundial do Teatro é comemorado em 27 de março. Neste ano, a Fundação Cultural do Estado, unidade vinculada à Secult-BA, realizará o projeto Janelas Cênicas – Papo Live. A iniciativa consiste em uma série de encontros, em formato de bate-papo, com convidados que atuam em diversas áreas no campo teatral baiano.

As lives ocorrerão entre os dias 25 e 27 de março, sempre às 19h30, com duração de uma hora. Os bate-papos serão mediados por Leonardo Teles, coordenador de Teatro da Funceb. Durante as conversas, serão abordadas diferentes perspectivas e atualizações do cenário teatral, desde processos de aprendizado, formação, poéticas de criação, e outros temas que possam inspirar os espectadores a estabelecer conexões entre o teatro e outras áreas do conhecimento.

Segundo Leonardo Teles, o nome do projeto foi escolhido devido ao entendimento poético de que as ‘janelas’ representam aberturas para descobertas, visibilidade e contato com novas realidades. Além disso, um bate-papo entre ‘janelas’ sugere um diálogo próximo e popular, sujeito a interações com outras pessoas em passagem, como o público e os espectadores.

Dentre os convidados especiais das lives do Janelas Cênicas, destaca-se Paulo Atto, de Irecê, que abordará o tema Cenas do Interior – Poéticas versus modos de produção. Paulo é diretor teatral, produtor cultural e dramaturgo, com vasta experiência em projetos artísticos. A live com a participação de Paulo Atto está agendada para o dia 25 de março, às 19h30, no perfil do Instagram da Funceb.

No dia 26, será a vez de Luciana Comin, de Salvador, discorrer sobre o tema Vozes de um Mundo Novo – Construindo pontes no teatro para as infâncias e juventudes. Luciana é uma renomada dramaturga, roteirista, educadora e atriz, com sólida formação em Artes Cênicas. Ao longo de sua carreira, participou de diversos espetáculos em Salvador e é reconhecida por seu trabalho com crianças e jovens no grupo Teca Teatro.

Finalmente, no dia 27 de março, Jamile Cruz, de Euclides da Cunha, abordará o tema Teatro na educação: experiências no ensino de teatro com pessoas com deficiência e a implantação da primeira escola de teatro em Euclides da Cunha. Jamile é atriz, licenciada em teatro e mestre em artes, atuando também como especialista na formação de educadores. Sua contribuição para o ensino de teatro é reconhecida e valorizada na região.

O projeto Janelas Cênicas – Papo Live ocorrerá de 25 a 27 de março de 2024, às 19h30, no Instagram da Funceb @funceboficial. Não perca a oportunidade de participar e enriquecer o seu conhecimento sobre o universo teatral na Bahia.

Fonte: Ascom/Funceb

Compartilhe Isso