A equipe de coloproctologia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) participou da campanha do Março Azul e realizou, nesta segunda-feira (25), uma ação voltada para a conscientização do câncer colorretal, que é o segundo tipo de câncer que mais acomete homens e mulheres, ficando atrás apenas do de próstata (homens) e mama (mulheres).
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), desde 2023, o número estimado de novos casos da doença de cólon e reto por ano, no Brasil, é superior a 45 mil (21.970 homens e 23.660 mulheres). Na Bahia, em 2023, o número de internações de pacientes com a doença foi superior a três mil, enquanto as mortes ultrapassaram mil casos.
Diante dessas estatísticas alarmantes, é necessário combater e prevenir o câncer colorretal. Quanto mais cedo o diagnóstico é feito, mais chances de sucesso no tratamento são obtidas, conforme explicação do coloproctologista Marcus Vinícius Lopes, responsável pela ação do HGRS.
Ele destaca que, embora muitos casos da doença não tenham uma causa específica, algumas situações podem contribuir para o surgimento do câncer colorretal, como o consumo elevado de carnes vermelhas e processadas, baixa ingestão de fibras, tabagismo, consumo de álcool, entre outros.
A conscientização em relação a essa patologia é fundamental para a prevenção e o diagnóstico precoce, ressaltou Lopes durante a ação realizada no HGRS como parte da campanha do Março Azul.
Fonte: Ascom/HGRS