Conselho da Reserva da Mata Atlântica ganha membros na Bahia

Por Redação
3 Min

A reunião do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CERBMA/BA) marcou a posse dos novos membros para o biênio 2023-2025. O encontro, realizado no Parque das Dunas, em Salvador, teve como destaque a entrada oficial dos representantes de diversos setores da sociedade, além de importantes debates ambientais.

Poliana Gonçalves, representante da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) da Bahia, ressalta a relevância da participação da secretaria no colegiado. “É fundamental para avaliar a eficácia das ações do Estado junto à comunidade e identificar as demandas dos grupos organizados, o que contribui para uma compreensão mais ampla do contexto socioambiental da Mata Atlântica”, explicou Poliana.

O CERBMA/BA foi reativado em 2019 e se destaca entre os 17 estados que compõem o Conselho Nacional da Reserva da Mata Atlântica. Como resultado da renovação do comitê conforme a legislação, eles assumiram a missão de organizar o III Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera IberoMab, evento organizado pelo Secretariado do Programa Mab da Unesco Paris.

Adriana de Castro, representante do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), mencionou que em novembro, a Bahia sediará representantes de 25 países da América Latina, Portugal, Espanha e Caribe para este evento. Ela ressalta que os novos membros do comitê têm o desafio de unir esforços, buscar apoio e realizar um evento de destaque internacional.

Durante a reunião, também foi aprovado o Calendário de Reuniões e o Planejamento de Ações para o ano de 2024, que inclui diversas atividades e projetos voltados para a conservação e promoção da Mata Atlântica na Bahia.

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica na Bahia (CERBMA-BA), regulado pelo Decreto Estadual nº 12.228 de 01 de julho de 2010, tem como objetivo apoiar e coordenar a implantação da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no estado. O foco principal é a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico e tradicional.

A Reserva da Biosfera é um modelo internacional de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, com o intuito de preservar a diversidade biológica, desenvolver pesquisas, monitorar o ambiente, promover a educação ambiental, fomentar o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida das populações.

Fonte: Ascom/Inema

Compartilhe Isso