Posse de novos membros na Comissão Intergestores de Assistência Social

Por Redação
3 Min

A Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social (CIB) organizou uma reunião ordinária, no dia 26 de março, terça-feira. O encontro ocorreu no auditório do Ministério Público da Bahia e contou com representantes das gestões municipais e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Durante a reunião, novos membros da CIB para o período de 2024 a 2026 foram empossados pela titular da Seades, Fabya Reis. Ela também liderou a mesa de abertura e moderou as discussões sobre a política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Fabya Reis destacou a disposição das pessoas comprometidas e entusiasmadas em concretizar as propostas discutidas na Conferência Estadual sobre o SUAS. Ela elogiou os empossados e reafirmou o compromisso de seguir ampliando e aprimorando os serviços sociais na Bahia.

Durante a reunião, também foi abordado o acompanhamento dos equipamentos do SUAS nos territórios baianos. Esse processo envolve ações de monitoramento realizadas pela equipe da Seades com o objetivo de identificar fragilidades e oferecer apoio técnico para aprimorar a proteção social.

O presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas), Tassio Castor, que integra a CIB, reiterou a parceria entre o Governo e os municípios baianos. Ele ressaltou o comprometimento do Coegemas em dialogar com a Seades em busca de melhorias para a assistência social nos municípios do estado.

Outro destaque da reunião foi a apresentação feita pela professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Jucimere Silveira, sobre o Selo UNICEF, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que incentiva e reconhece avanços na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

A Secretária Municipal de Assistência Social de Ubaíra, Soane Oliveira, ressaltou a importância da reunião da CIB para alinhar informações e processos de trabalho das secretarias municipais, além de ser um mecanismo para compartilhar ideias e orientar decisões em consenso.

Além disso, durante os diálogos, foram abordados temas como SUAS e Sistema de Justiça, Plano de Ação da Coordenação de Gestão Estadual do SUAS e o Cofinanciamento para o ano de 2024.

Fonte: Ascom/Seades

Compartilhe Isso