Vitória da Conquista mantém liderança em casos prováveis de dengue na Bahia

Por Redação
2 Min

Com 12.885 casos prováveis de Dengue e cinco óbitos, o município de Vitória da Conquista continua liderando o ranking de registros da doença na Bahia. A cidade possui mais que o dobro do número de casos de Salvador (5.178) e quase quatro vezes mais o número de notificações de Feira de Santana (3.525).

Frente a este cenário desafiador, a Secretaria da Saúde do Estado reforça a necessidade de que o município intensifique suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e amplie o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados. De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, desde o ano passado, o estado tem trabalhado no auxílio do combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue.

“No ano passado Vitória da Conquista apresentou um grande número de notificações de Chikungunya, o que já era um alerta. Então decidimos, com base em critérios técnicos, realizar ciclos de UBV no ano passado. Em 2024, fizemos outro ciclo”, aponta a Diretora.

Outra questão que preocupa em relação à situação em Vitória da Conquista é o número insuficiente de Agentes de Combate às Endemias (ACE). De acordo com o último levantamento, apenas 60 profissionais estavam atuando em campo.

“Os ACE desenvolvem atividades de responsabilidade do município. Uma das formas de combate do Aedes aegypti é fazendo a ação do agente, como visitas casa a casa, identificação e tratamento de criadouros”, afirma Márcia São Pedro.

Essas ações são fundamentais para controlar a transmissão da Dengue e prevenir surtos no município. A colaboração da população também é essencial no combate ao mosquito vetor da doença.

Fonte: Ascom/Sesab

Compartilhe Isso