No dia 7 de abril, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Bullying na Escola. Em preparação para esta data, a Secretaria da Educação (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (Pasvap), organizou, nesta sexta-feira (5), a live “Combate ao Bullying e à Violência na Escola”, direcionada para educadores, servidores, estudantes e suas famílias. O propósito da transmissão é debater o bullying, suas consequências e medidas preventivas no ambiente escolar.
“A realização desta live neste mês, em que comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, foi de extrema importância. A SEC tem se empenhado em fortalecer o diálogo com a comunidade escolar, aproximando a escola das redes socioassistenciais e promovendo um debate cada vez mais presente em nossas instituições de ensino. A escola é um ambiente que deve proteger e criar espaços saudáveis para acolher sempre nossos estudantes”, ressaltou a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy.
Mediada pela psicóloga do Programa Saúde do Professor (Pasvap), Jaqueline Noronha, a transmissão abordou diversos temas, incluindo definições de bullying, ciberbullying, direitos da criança e do adolescente, criação de leis contra essas práticas, ações do Pasvap e medidas que as escolas podem adotar para combater a violência dentro do ambiente escolar.
Durante a live, a diretora do Neuroconecte, Alcione Marques, uma das convidadas, ressaltou a importância de compreender e combater o bullying no espaço escolar: “todos os dias devemos combater o bullying e a violência, mas esta data simbólica nos lembra da importância de compreendermos melhor o que estamos enfrentando. O bullying possui características específicas que precisamos compreender para identificá-lo e combatê-lo adequadamente. Como gestores e trabalhadores, devemos nos questionar como estamos atentos para identificar a violência e como estamos lidando com os casos de bullying na escola”.
Ao final do evento, foi aberto um espaço de diálogo entre os espectadores e os participantes da live, permitindo um momento de esclarecimento de dúvidas sobre os assuntos abordados. Participaram da transmissão a presidente da Comissão do Direito da Criança da Ordem dos Advogados do Brasil, Ana Caroline Trabuco; o capitão da Polícia Militar, Leonardo Dias; o conselheiro tutelar do Conselho Tutelar de Narandiba, Alex Teles; o gestor do Projeto Ponto e Vírgula, cabo Nei Cleber do Batalhão Escolar; e a assistente social da SEC/Sudepe, Beatriz Portela.
A live encontra-se disponível no Canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e pode ser acessada através deste link.
Fonte: Ascom/SEC