A matrícula para os selecionados no Programa Universidade Para Todos (UPT), promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), teve início nesta terça-feira (9) e seguirá até o dia 19 de abril. Os candidatos contemplados terão a oportunidade de efetuar a matrícula de forma presencial e/ou virtual, conforme as exigências das instituições de ensino parceiras: Uneb, Uesc, Uefs, Uesb, Ufob, UFRB e UFSB. O principal objetivo dessa iniciativa é fortalecer a aprendizagem e preparar os alunos do último ano e os egressos do Ensino Médio para os processos seletivos, como o Enem.
Neste ano, foram ofertadas um total de 19.426 vagas em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, distribuídas em 215 municípios do estado, com atividades disponíveis em 345 polos de funcionamento. Durante o procedimento de matrícula, é necessário que o candidato apresente cópia e original de documentos como RG, CPF e comprovante de residência. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a coordenação do UPT/SEC através do telefone 0800 285 8000 ou do e-mail upt@educacao.ba.gov.br. O início das aulas está previsto para o dia 22 de abril.
O candidato selecionado precisa redigir uma declaração própria assegurando que não possui diploma de nível superior nem está matriculado em algum curso universitário. O não comparecimento do candidato para efetuar a matrícula resultará na perda automática da vaga. As vagas remanescentes de matrículas não confirmadas serão ocupadas pelos candidatos em lista de espera, seguindo a ordem de classificação.
A coordenadora do UPT, Patrícia Machado, ressaltou as atividades programadas para este ano letivo. A partir do dia 22 de abril, daremos início a uma série de atividades focadas no Enem e nos vestibulares, com aulas presenciais e virtuais, abordando os conteúdos cobrados nessas avaliações. Nos fins de semana, continuaremos com a maratona do conhecimento, oferecendo aulões, revisões, seminários temáticos e apoio profissional com o propósito de preparar nossos estudantes para ingressarem em uma universidade, preferencialmente pública.
Fonte: Ascom/SEC