Agricultores de Filadélfia fornecerão mais de R$ 353 mil em produtos para o PAA

Por Redação
3 Min

Um grupo de 45 agricultores e agricultoras familiares do município de Filadélfia teve a proposta de fornecimento de produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) aprovada. O total de mais de R$ 353 mil em alimentos saudáveis e nutritivos cultivados localmente, sem uso de fertilizantes químicos, será comercializado.

Na lista dos alimentos contratados que serão entregues ao longo deste ano no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Filadélfia, estão hortaliças, tubérculos, frutas e legumes que beneficiarão mais de 200 famílias assistidas pelo órgão. Já foram realizadas duas entregas até o momento, nos dias 20 de março e 05 de abril, com a previsão de que elas ocorram a cada 15 dias, de acordo com a sazonalidade da produção.

O acesso ao PAA é motivo de celebração para as famílias agricultoras da Associação Quilombola Novo Tempo dos Agricultores das Fazendas Junco e Riacho do Silva e da Associação Jovem de Carrapato, que conseguiram incrementar a renda com essa comercialização certa. Segundo Maria José, presidente da Associação Quilombola Novo Tempo, essa conquista foi fundamental para ela e sua família, mudando consideravelmente sua realidade.

As famílias envolvidas recebem assessoramento técnico da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do Projeto Pró-Semiárido, em colaboração com a Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares (Cactus).

O técnico agrícola, Amadeu Chagas, que assessora as famílias agricultoras que acessaram o Programa, destaca que esse resultado é fruto do trabalho de base realizado para organizar as comunidades e aumentar a capacidade de produção de alimentos.

O Pró-Semiárido é um projeto do Governo da Bahia executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, tem como principal objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O programa é executado por estados e municípios, em parceria com o Ministério da Cidadania e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Fonte: Ascom/CAR

Compartilhe Isso