O Governo da Bahia disponibilizará cinco mil vales-livro para estudantes da rede estadual, além de outros cinco mil para os professores, a fim de que possam utilizá-los durante a Bienal do Livro da Bahia 2024, que será realizada de 26 de abril a 1° de maio no Centro de Convenções Salvador, localizado no Bairro da Boca do Rio.
Durante o evento, cuja proposta é explorar a transversalidade das obras literárias, 23 projetos estudantis finalistas do Tempo de Artes Literárias (TAL), programa conduzido ao longo do ano letivo pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), serão apresentados. Ademais, alunos de 111 escolas da rede estadual terão a oportunidade de visitar a bienal. Os vales-livro destinados aos estudantes terão o valor de R$ 50, enquanto para os professores será de R$ 100.
A secretária estadual da Educação em exercício, Rowenna Brito, ressaltou a importância de o governo estadual incentivar a participação dos estudantes na Bienal do Livro. Ela enfatizou que, além do estímulo à leitura e do investimento na formação de estudantes e professores por meio da entrega dos vales-livro, a SEC planeja levar uma programação diversificada para a Bienal visando incentivar o protagonismo estudantil e a participação da rede escolar em um evento de grande relevância para a cultura do Estado.
Além dos projetos estudantis do TAL, 24 livros de autoria de professores de colégios estaduais serão expostos. Ambos os grupos apresentarão seus trabalhos no Espaço do Governo, que estará montado no local. Estão programadas diversas atividades da Secretaria da Educação do Estado e do Instituto Anísio Teixeira (IAT) no auditório da bienal, como rodas de conversa sobre a importância dos clubes de livros e de leituras, bem como diálogos com os bibliotecários da rede estadual acerca do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).
A Bienal do Livro 2024 contará com mais de 200 marcas expositoras e mais de 170 autores, personalidades e artistas que produzirão mais de 100 horas de conteúdo para todos os públicos, transformando Salvador em um ponto de reencontro da Bahia com o Brasil. O evento abordará temas como lutas antirracistas, igualdade, diversidade e reconhecimento das diferenças, bem como histórias de acolhimento e axé. Na edição anterior, em 2022, a Bienal recebeu mais de 90 mil visitantes e comercializou meio milhão de livros.
Fonte: Ascom/SEC.