O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), estabeleceu a criação de dez Centros de Apoio Pedagógico Especializado (Cape) com o intuito de oferecer um atendimento educacional especializado e expandir as ações da Educação Especial Inclusiva na rede de Educação Básica. A medida foi oficializada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial deste sábado (13).
Os Capes serão implantados nas regiões onde se encontram os Núcleos Territoriais da Educação de Irecê, Bom Jesus da Lapa, Serrinha, Seabra, Valença, Amagosa, Juazeiro, Itaberaba, Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim, com o propósito de atender os estudantes com deficiência, auxiliando em sua formação e autonomia no dia a dia.
Conforme o documento publicado, o Cape terá como princípio a colaboração para a qualificação educacional, visando fortalecer o processo pedagógico dos estudantes nas escolas, oferecendo serviços de itinerância e capacitação para os professores dos alunos da Educação Especial.
A portaria também determina que a direção do Cape deve seguir critérios estabelecidos na Lei nº 8.261, de 29 de maio de 2002, exigindo qualificação em Educação Especial e experiência comprovada na área de educação para pessoas com deficiência.
A iniciativa fortalece a inclusão e o acesso à educação especial no Estado, contribuindo para o desenvolvimento e a formação adequada dos estudantes com deficiência. É mais um passo importante para garantir a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
A notícia está disponível na Ascom/SEC.