O Museu Geológico da Bahia (MGB), órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento da Bahia (SDE), foi contemplado com a doação de uma amostra de cinzas vulcânicas provenientes da erupção que ocorreu em setembro de 2021, na Ilha de La Palma, na Espanha. A doação, feita por Cássia Góes Trzan, consiste em uma amostra de 95 gramas que serve como evidência da formação de um novo vulcão e será integrada à exposição de Rochas Ornamentais do museu.
A coordenadora técnica do MGB, Elizandra Pinheiro, destacou a importância do estudo dos vulcões para as geociências. Segundo ela, apesar dos desastres naturais causados por esses fenômenos, a análise dos mesmos é fundamental para a obtenção de informações que contribuem para o entendimento dos eventos que ocorrem no interior da Terra. A inclusão da amostra ao acervo geológico e científico do museu permitirá ampliar a compreensão dos fenômenos naturais e compartilhar esse conhecimento com o público.
O acervo do MGB possui mais de 27 mil peças, que englobam elementos meteorológicos, geológicos, minerais e arqueológicos do território baiano. Além disso, o museu oferece 15 exposições temáticas, dois salões dedicados às Rochas Ornamentais e aos Fósseis, um cinema de arte e uma cafeteria, onde se encontra a obra “Flor de Pedras” do artista plástico Juarez Paraíso. O espaço também promove visitas pedagógicas para grupos acima de 15 pessoas, sendo necessário agendar previamente através do telefone (71) 3336-3498 ou do e-mail: mgb@sde.ba.gov.br.
O Museu Geológico está situado na Avenida Sete de Setembro, nº 2195, no Corredor da Vitória, e funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. A iniciativa de Cássia Góes Trzan em doar a amostra de cinzas vulcânicas enriquece o acervo do MGB e contribui para a disseminação do conhecimento sobre os fenômenos geológicos.