A agitação da Bienal do Livro Bahía 2024 transformou o Centro de Convenções de Salvador em um refúgio literário para estudantes e professores da rede estadual de ensino. A Secretaria da Educação (SEC) distribuiu dez mil vales-livro para 5 mil jovens leitores e 5 mil educadores, o que proporcionou uma oportunidade única de explorar obras e autores variados.
Durante a visitação à Bienal, os estudantes expressam seu entusiasmo ao percorrer os estandes e adquirir livros. Britney Evelyn Meneses Freitas, do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, de 18 anos e do 3º ano, relata sua alegria ao adquirir três livros com o vale-livro, incentivando-a a cultivar o hábito da leitura.
A presença do Governo do Estado no evento possibilita aos estudantes conhecer a “estante solidária” e participar de atividades como contação de histórias, diálogos com professores e recitais de poesias do projeto TAL da SEC. Daniel Santana Torres, aluno do Cetep da Região Metropolitana do Salvador, comenta a importância da iniciativa da Secretaria em promover o acesso à literatura, ampliando os horizontes dos estudantes.
Leia Também
Fábio Barbosa, diretor de Execução das Políticas para a Educação Básica da SEC, destaca a relevância de incluir os alunos em eventos literários para enriquecer sua formação. A presença dos educadores, como Heidiane Alves do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, também é valorizada, contribuindo para um ambiente de literatura e conhecimento.
A Bienal do Livro Bahía 2024 se destaca como um espaço de promoção da leitura e enriquecimento cultural para estudantes e professores da rede estadual de ensino, reforçando o poder transformador da literatura na educação. A participação ativa nesses eventos contribui significativamente para a formação dos alunos, ampliando seus horizontes e incentivando o hábito da leitura.
Fonte: Ascom/SEC.