Os bombeiros do 6º, 16º e 19º BBMs, sediados em Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus e Alagoinhas, respectivamente, subiram ao pódio na 2ª edição do Papajaca Games. O evento de Crossfit ocorreu no último domingo (28) na cidade de Santo Antônio de Jesus. Nas competições femininas, as três primeiras posições foram ocupadas por Dayna, Letícia e Jullie, representando o 6° BBM e o 19° BBM. Enquanto entre os competidores masculinos, Rodrigo, Édipo e Igor, dos respectivos BBMs, dominaram o pódio. Um total de 12 atletas bombeiros militares participaram do torneio, que também contou com a presença de competidores civis em outras categorias.
Uma categoria específica foi incluída para que os bombeiros pudessem competir, contemplando elementos do cotidiano militar, como deslocamento, saltos e entrada em espaços restritos, realizados com a roupa de aproximação e o equipamento de proteção respiratória. Segundo o soldado BM Uildson de Souza Santos, organizador do evento, o objetivo foi mostrar à sociedade a preparação diária dos bombeiros para lidar com adversidades.
Para a soldado Dayna Oliveira, praticante de crossfit há mais de cinco anos, essa conquista representa um marco significativo em sua trajetória. O crossfit a auxiliou a aprimorar sua performance nas ocorrências, proporcionando mais mobilidade e resistência. O soldado BM Igor Fróes também ressaltou a importância do crossfit para os bombeiros militares, pois os movimentos praticados fornecem resistência e força necessárias para atuações exigentes, como combate a incêndios florestais e em edificações.
Leia Também
No total, 100 atletas, entre militares e civis, participaram do torneio. Nas categorias feminina e masculina, os resultados foram os seguintes:
Feminino
1 – Dayna 6° BBM
2 – Letícia 6° BBM
3 – Jullie 19° BBM
Masculino
1 – Rodrigo 16° BBM
2 – Édipo 6° BBM
3 – Igor 19° BBM
4 – Gabriel 19° BBM
5 – Jonathas 19° BBM
6 – Hermes 19° BBM
7 – Irlan 16° BBM
Os bombeiros demonstraram mais uma vez sua competência e preparo nas competições de crossfit, enfatizando a importância da prática esportiva no aprimoramento físico e mental para o desempenho de suas funções. A iniciativa foi bem recebida pela comunidade, que pôde testemunhar de perto a dedicação e habilidades desses profissionais.