A Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) está convocando pais e/ou responsáveis para levarem as crianças menores de cinco anos (até 4 anos 11 meses e 29 dias) a fim de reforçar a proteção contra a poliomielite (pólio).
A convocação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, realizada pelo Ministério da Saúde, que está em andamento até o dia 14 de junho. A vacina tem o objetivo de prevenir a paralisia infantil.
A meta da Sesau é vacinar pelo menos 95% do público-alvo, que é composto por 16.421 meninos e meninas do município. Para alcançar esse propósito, todas as unidades, tanto da sede quanto da costa do município, estão mobilizadas e atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além disso, na Unidade de Saúde da Família (USF) Gleba B, a vacinação também ocorre aos sábados, das 7h30 às 18h30.
De acordo com a orientação do ministério, desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável (VIP), administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP), em forma de gotas. As crianças que estão com o calendário vacinal atrasado devem receber as doses em atraso e mesmo aquelas que estão em dia com a vacinação devem receber a dose extra da VOP.
A paralisia infantil é causada por um vírus chamado poliovírus e pode resultar em paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves. A vacinação é a única forma de prevenção contra essa doença contagiosa.