LUTO: Mestre Nildes, símbolo da cultura popular de Camaçari

Por Redação
2 Min

Mestre Nildes, nome pelo qual era conhecida Anatanildes Pereira Bonfim, faleceu na manhã desta terça-feira (11), aos 62 anos de idade. Ela liderava o grupo Espermacete e era considerada um símbolo do samba de roda de Camaçari, se recuperando de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido em maio.

Residente em Barra do Pojuca, na costa do município, Nildes fundou há mais de 30 anos a associação cultural que unia crianças, adolescentes e idosos, visando compartilhar a experiência do samba de roda e transmiti-la para as futuras gerações, garantindo que a tradição não fosse esquecida.

Devido à sua relevância no cenário cultural, mestre Nildes ocupava o cargo de arte-educadora de Cultura Popular na Secretaria de Cultura de Camaçari desde 2021. O órgão, por sua vez, expressou publicamente seu pesar após a confirmação do falecimento, prestando solidariedade aos familiares e amigos da mestre.

“A colaboradora deixa uma valiosa contribuição e um legado para a cultura e a história do município, devido ao seu conhecimento notável e habilidade em compartilhar os saberes e práticas da tradição popular”, diz a nota emitida pela Secretaria de Cultura.

O vice-prefeito José Tude (UB) também se solidarizou com a família e afirmou que Camaçari perde um grande nome da cultura popular. “Estamos profundamente entristecidos com a sua partida, mas gratos por tudo que compartilhamos juntos ao longo de sua jornada”, declarou.

Mestre Nildes deixa três filhos. O velório será realizado no Centro Cultural Barra do Pojuca e o sepultamento está agendado para esta quarta-feira (12), às 9h.

Compartilhe Isso