A abertura do Camaforró 2024, que aconteceu nesta quinta-feira (13), contou com uma operação integrada de segurança para garantir a tranquilidade do evento. Durante o primeiro dia de festa, foram registradas 18 ocorrências de furto de celulares e três casos de porte de uso de drogas. A equipe da Defesa Civil, das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, entre outros, está garantindo a segurança dos participantes durante os três dias de festa.
Segundo a delegada responsável pela 18ª Delegacia Territorial de Camaçari, Daniela Monteiro, “apesar de alguns casos de furtos de aparelhos celulares terem sido registrados, o que é comum nesse tipo de festa, o primeiro dia do evento transcorreu de forma bastante tranquila. Por essa razão, orientamos a comunidade a manter os celulares guardados e a ficar atenta”.
Além dos roubos, foram registrados três casos de porte e uso de drogas, com os infratores sendo conduzidos à delegacia local, onde foram lavrados dois termos circunstanciados de ocorrência. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec) mantém um atendimento centralizado 24 horas por dia.
Com o intuito de garantir a proteção das mulheres, a Delegacia Especial de Atendimento (Deam) está presente no evento. O 10º Batalhão de Bombeiros Militar, o Juizado da Infância e Juventude de Camaçari e o Conselho Tutelar também fazem parte do esquema de segurança do evento. Organizado pela Prefeitura de Camaçari, o Camaforró 2024 marca o início das festas juninas na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e continuará nos dias 14 e 15 de junho.
Em caso de necessidade, a população pode acionar a Polícia Militar pelo 190, o Samu pelo 192, o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Defesa Civil pelo 199, entre outros serviços essenciais.