A Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) da Prefeitura de Camaçari estabeleceu a Portaria nº 010/2024, que proíbe, durante as celebrações, o comércio de produtos com embalagens de vidro, como garrafas, copos, pratos ou qualquer outro item perfurocortante. A medida é válida nos dias 28 a 30 de junho e das 13h às 5h, abrangendo os bairros Gleba C, Gleba B, Jardim Limoeiro, Camaçari de Dentro, Residencial Caminho do Mar, Barra do Jacuípe, Cajazeira de Abrantes, Catu de Abrantes, Vila de Abrantes e Arembepe na costa camaçariense.
Além disso, a determinação se estende à comemoração que ocorrerá no bairro Parque Satélite, na sede, nos dias 5 e 6 de julho, nos mesmos horários mencionados anteriormente. Desta forma, a venda desses produtos está proibida para vendedores ambulantes e comerciantes de bares, lanchonetes e estabelecimentos similares.
O objetivo principal dessa medida é prevenir acidentes e atos violentos que possam surgir decorrentes do uso de materiais perfurocortantes. Além disso, prevê-se a proibição de estabelecimentos comerciais que não estejam em conformidade com as determinações, já que isso pode acarretar danos físicos e colocar em risco a segurança de terceiros.
A Portaria nº 010/2024 foi publicada no Diário Oficial do Município na edição nº 2.413/2024 de 28 de junho. Esta ação visa garantir a tranquilidade e a segurança dos cidadãos durante as festividades, promovendo um ambiente mais seguro e controlado em Camaçari.