O município de Camaçari recebeu, na última quinta-feira (29), o primeiro ônibus elétrico, que chegou à base da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), localizada na Avenida Jorge Amado.
Produzido pela montadora Eletra, o novo veículo de transporte público coletivo atende aos critérios técnicos estabelecidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Entre os meses de setembro e outubro, o ônibus passará por testes para avaliar sua performance.
Com capacidade para 70 passageiros, o ônibus elétrico oferece ar-condicionado, rede Wi-Fi e tomadas USB para carregamento de celular, além de piso baixo que dispensa elevadores, garantindo acessibilidade total.
A chegada deste primeiro veículo representa mais uma etapa do projeto, que teve início com a proposta da gestão municipal ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI) para a aquisição de 30 ônibus elétricos e 15 terminais de recarga, sendo selecionada dentre as 77 propostas recebidas.
Além da matéria-prima Eletra, outras empresas participarão da fase experimental, os veículos da sulista Marcopolo e da chinesa Build Your Dreams (BYD) estão previstos para chegar em breve. A companhia sueca Volvo completará a frota de teste.
Cecílio Albuquerque, diretor adjunto da Diretoria de Planejamento da STT, enfatizou que a partir da próxima segunda-feira (2), os motoristas passarão por treinamento para operar os veículos durante o período de teste. A capacitação é fundamental para que os profissionais compreendam o funcionamento do carro, sua operacionalização, mecânica e elétrica, garantindo o máximo desempenho.
Pedro Ramos, diretor adjunto de Transporte da STT, destacou as vantagens da eletrificação dos veículos de transporte público, ressaltando que é uma inovação tecnológica aliada à preservação do meio ambiente. Camaçari está se destacando entre as grandes capitais do Brasil, que investem na oferta de transporte público de qualidade, beneficiando tanto os usuários quanto o ambiente urbano.