No mês de setembro, as expectativas para as celebrações cívicas em Camaçari se intensificam. Serão cinco desfiles no total, sendo os dois primeiros em comemoração à Independência do Brasil. Tradicionalmente, haverá dois momentos distintos: o primeiro pela manhã, a partir das 8h, no bairro Gleba E; e o segundo à tarde, iniciando às 13h30, na localidade de Parafuso.
Sob o tema “O Futuro em nossas mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”, os desfiles são promovidos pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). Nas ruas, serão abordadas reflexões sobre a sociedade atual e futura, relacionando-se com as dinâmicas de ensino-aprendizagem em sala de aula, assim como as vivências familiares e comunitárias.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, explicou que os desfiles são motivados pelo entrelaçamento das diversas reflexões, concepções e renúncias que a sociedade demanda para avançar rumo a um lugar melhor para todos. “É a partir dos sonhos das famílias camaçarienses e da forma como se conectam com o cotidiano escolar e os dilemas atuais, que surgem as inspirações para as mensagens que nossos estudantes levarão às ruas”.
Cerca de 3 mil estudantes de 11 escolas da sede e da costa participarão dos desfiles na Gleba E e em Parafuso. Eles levarão brilho, cor, magia, alegria e esperança por meio das diferentes expressões artísticas.
Além da mobilização das escolas, as fanfarras e bandas marciais, que se apresentarão por meio da 3ª edição do Edital Evandro Amaro, promovido pela prefeitura em parceria com a Seduc. Elas estão prontas para garantir a atmosfera festiva nos desfiles.