A cidade de Camaçari entrou para um ranking pouco favorável nesta segunda-feira (9): ela está entre as dez cidades com o ar mais poluído do Brasil. A informação foi divulgada pela IQAir, uma plataforma online suíça que fornece informações em tempo real sobre a qualidade do ar no mundo.
A atualização foi feita às 10h17, no horário de Brasília, revelando que a ‘Cidade Industrial’ ocupava a 7ª posição na lista liderada por Porto Velho, capital de Rondônia. Segundo o site, o índice oscilou constantemente entre bom e ruim, o que sugere uma instabilidade causada possivelmente pelo aumento da poluição no município.
Vale ressaltar que essa alteração vem ocorrendo desde o último fim de semana, com registros de picos a partir da madrugada de sábado (7), feriado da Independência. Camaçari é conhecida por abrigar o Polo Petroquímico, o maior do hemisfério sul, e essas empresas liberam regularmente gases com a queima de produtos na atmosfera, resultando em um grande transtorno para parte da população.
Horas depois, conforme a IQAir, a cidade voltou a apresentar um índice de qualidade do ar bom. No entanto, o problema pode ressurgir e, consequentemente, Camaçari retornar ao preocupante ranking.