A tão esperada nova sede de funcionamento da Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Aliança será inaugurada nesta quarta-feira (25), às 9h. O equipamento está localizado atrás da Base Comunitária da Polícia Militar, na Travessa Teresina, no bairro Phoc 2.
Após obras realizadas pela Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), o equipamento, que tem capacidade para atender 200 pessoas por dia, é composto por três equipes de saúde da família e uma de saúde bucal. Atualmente, aproximadamente 12 mil pessoas têm a USF Nova Aliança como unidade de saúde de referência.
A nova sede da unidade é constituída por oito consultórios, sendo três médicos, três de enfermagem e dois odontológicos; além de salas de vacina, de curativos, para Marcação Integrada, e destinada à administração do equipamento; bem como farmácia; copa; banheiros; auditório; e espaço para realização de atividades como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Diversos serviços serão ofertados na unidade, incluindo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem; atendimentos a pequenas urgências e emergências; distribuição e administração de medicamentos; triagem pré-natal; teste do pezinho; vacinação humana e em animais, como cães e gatos; aferição de pressão arterial e de glicemia (açúcar no sangue); medidas antropométricas; curativos, suturas simples, e retirada de pontos; preventivo ginecológico; testes rápidos para diagnóstico de doenças, como HIV, sífilis, hepatites, gravidez e Covid-19; marcação de consultas e exames; confecção do Cartão SUS; e acompanhamento das condicionalidades de saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família.
As equipes que compõem a USF Nova Aliança estão aptas a realizar ações de promoção à saúde, como prevenção de doenças e acompanhamento da saúde da mulher, da criança, do homem e do adolescente, além de saúde mental; prevenção ao câncer; pré-natal da gestante e do parceiro; cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão; controle do tabagismo; planejamento familiar; além de atendimentos às populações LGBT+, em situação de rua, às pessoas com deficiência (PcD), acamados, em situações de violência, e ao usuário com tuberculose e hanseníase; bem como visitas domiciliares.
De acordo com a Sesau, com a entrega da USF Nova Aliança, e, posteriormente, quando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nos Phocs for entregue à população, o que deve acontecer em breve, os equipamentos se unirão à já existente UPA Pediátrica e à Policlínica Pediátrica, transformando o trevo dos Phocs I, II e III num complexo de serviços de saúde à disposição da comunidade.